top of page

KEYNOTE SPEAKERS

Tim Ingold nasceu em 1948. Formou-se em Antropologia Social na Universidade de Cambridge em 1970 e doutorou-se em 1976, baseado em trabalho de campo etnográfico (1971-72) entre os Skolt Saami do Nordeste da Finlândia. A sua carreira universitária em Antropologia Social decorreu durante muitos anos na Universidade de Manchester. Nela,  continuou as suas pesquisas sobre os povos circumpolares do Norte da Europa. Tais pesquisas incidiram sobre populações que são basicamente caçadores-pastores de renas, recolectores e pequenos agricultores. Esse trabalho levou-o a um interesse muito mais amplo sobre as relações entre o homem e o animal, a natureza e a cultura. Tal âmbito não deixaria nunca de alargar-se, abrangendo problemas da evolução humana,  da relação entre a linguagem e a tecnologia, da arte, da ecologia, da psicologia, etc., etc. 

 

A originalidade e estrutura filosófica do seu pensamento impuseram-se definitivamente com a publicação da obra 'The Perception of the Environment' (2000), uma recolha de ensaios escritos durante a década anterior, e que marcaram uma mudança profunda na Antropologia. Ingold obteve a cátedra na Universidade de Manchester, em 1990, e em 1995 tornou-se Max Gluckman Professor de Antropologia Social.

 

[Mais...]

TIM INGOLD

Universidade da Aberdeen, Escócia

Tim Ingold

KAPIL RAJ

EHSS, Paris

Kapil Raj nasceu em 1949, em Amritsar, Índia. Inicia a sua formação em Matemática, na Universidade de Deli (1966-1970). Na mesma instituição prossegue os estudos em Filosofia, onde obtêm o grau de mestre, em 1975. Doutorou-se em 1983, na Universidade de Paris 1, em História e Filosofia da Ciência, com a tese “A noção de “ciência” em Habermas e Kuhn”. Atualmente é Directeur d’Études na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris).

​

O percurso pessoal e a formação académica de Kapil Raj refletem-se na investigação que desenvolve, ao cruzar as áreas das ciências naturais e das ciências sociais, no domínio concreto da produção e circulação de conhecimento. Tem-se dedicado sobretudo ao estudo da circulação de conhecimento num mundo globalizado (séculos XVI a XX) e à história das ciências na Índia Moderna e Contemporânea, mas os seus temas de pesquisa abarcam áreas diversas, como a história natural, a geografia, a etnologia, a estatística e a linguística. Kapil Raj foca também a sua investigação nos saberes e práticas administrativas, bem como em temas como o urbanismo, o cosmopolitismo e os impérios.

​

[Mais...]

Kapil Raj
Topo da página
bottom of page